Cantar no ônibus realmente incomoda?

Sempre achei que sim, cantar no ônibus ou metrô incomoda todo muito. Além de ser uma baita falta de educação. Ninguém merece escutar uma música que não gosta cantada por algum desconhecido desafinado.

Mas ontem no metrô aconteceu algo novo. Um cara começou a cantar e todos começaram (quase) a curtir.... Ele era em si uma figura engraçada, um vovô de cabelos brancos, polo azul de gola branca, calça skini e óculos do super-man. Um hipster passado dos setenta anos...hahahahaha

Ele começou a cantar uma música em italiano, "Dio, come te amo". Cantava mal e desafinado, mas começou a comover as pessoas. Uns riam... Mas um cara, no meio da multidão, começou a cantar junto. Cantar meio baixinho, balbuciando. Mas era nítido que, enquanto cantava, ele lembrava de alguma coisa, sorria.

Comecei a imaginar toda a história que havia por trás daqueles dois senhores, cantando uma sofrida música de amor e lembrando.... Foi quando entendi o poder daquela canção e a diferença dela e dos funks que quando cantados ou escutados no coletivo incomodam tanto: aquela música lembrava, emocionava, dizia alguma coisa para alguém.

Antes dos ufanistas meterem o pau, falando que eu só acho essa história legal porque a música era italiana que o funk representa uma cultura nacional e blablabla, deixo claro que: aquela musica só não emocionou o metrô inteiro porque algumas pessoas não estavam entendendo a letra. Qualquer um que tenha assistido uma novela da globo sabe o que significa "Dio, come te amo", mas não entendiam o resto da letra.

O fato é que aquela musica tinha sentimento, sentido e trazia lembranças. Ela pode ser em italiano, mas tenho certeza que se fosse uma do Chico Buarque, ou um samba canção do Arlindo Cruz ou um pagodinho bem meloso do Negritude Junior, o efeito contagiante seria muito maior.

Acredito que as pessoas não se incomodem tanto com o fato de cantarem ou escutarem funk no metrô. Acho que o que as pessoas estão cansadas mesmo, é de tanta gente propagando o vazio por ai.

Ah, não sabe que música é "Dio como te amo". Escuta só:


Nenhum comentário: