Faz algum tempo venho refletindo sobre algumas descobertas recentes que fiz. Descobertas intelectuais e emocionais.
A cada descoberta tenho uma incomoda sensação de que eu já sabia. Como aquele sentimento que temos ao corrigir uma prova e ao vermos os erros que cometemos pensamos: “mas eu sabia...”. Uma sensação estranha de que nunca descubro nada novo, apenas revelo algo já conhecido meu e de muitos.
Quer me ver puto dentro das calças é contar todo feliz uma sacada genial que tive para alguém, e esse emendar a frase com: “nosso, já pensei nisso, e ainda acho...” e completar minha brilhante descoberta.
Pensando nisso fiz um pequeno levantamento de sacadas, insights e pensamentos geniais que tive e escutei nos últimos anos.
E descobri estarrecido (não muito, pois no fundo eu já sabia...rs) que todos os avanços do pensamento humano sobre si e sua sociedade, nada mais são do que falar de uma nova maneira do que já é conhecido!
Chocante não?
É, mas parece que essa sutil diferença, de falar de uma nova maneira do que já conhecemos, é que faz a evolução do conhecimento humano sobre si.
Fiz um curso de historia da religião há algum tempo e todo momento cruzávamos trechos dos distintos livros de cada religião (bíblia cristã, vedas hindu, al corão islâmico, etc) e encontrávamos, se não trechos idênticos, idéias complementares.
Entre os livros de auto-ajuda, filosofia e outros pensamentos, também encontro a mesma idéia repetida de formas diferentes.
Isso me deu um alivio danado.
Afinal, não estava errado em me instruir e tirar algumas conclusões, por mais que elas já tivesse sido ditas por outro alguém.
Cada vez que tomo um pensamento alheio como meu, o incluo em meu repertório e o devolvo com uma virgula a mais, estou contribuindo para a evolução do pensamento humano sobre si mesmo.
Digo isso com alivio, certo de que alguém antes e depois de mim dirá o mesmo.
2 comentários:
hmmm mto bom ! MAs eu já sabia e acho que... ahauhauha brincadeira
Muito bom....lendo o post, parece até que estou ouvindo você falar...rsrs
vou add seu blog lá no meu!
se puder, espalha o meu por aí...rsrs
bjsss
Postar um comentário